:: coblog Fronte Sul Consultoria & Franchising | Administração
  Fronte Sul Consultoria & Franchising
Categoria: Administração    
 
Marketing Sustentável
Por  Glaucia em 27/05/2008, 16:20
 |   | 
| |

Com a evolução tecnológica, empresas e indivíduos se deparam com enorme quantidade de informações viajando a uma velocidade estonteante a desafiar as práticas de envio e recebimento de mensagens e especialmente de captação e assimilação das informações. Nesse contexto, profissionais e indivíduos atentos, podem vislumbrar tanto uma torrente de ameaças quanto um horizonte infindável de oportunidades. As ferramentas do marketing desta era da informação devem seguir rigorosamente a filosofia do marketing empresarial cujos principais objetivos devem passar indubitavelmente pela sustentabilidade. É exatamente nessa questão que se encontram as oportunidades! Atitudes incentivadas por profissionais de diversas áreas e empresas que vêm promovendo reformas sócio-ambientais, indicam o caminho. Caminho que não tem uma única receita e que nem sempre exige investimento, basta atitude! Em termos práticos, o início se dá por atitudes simples que compõem o conjunto de fatores a serem considerados para as tomadas de decisão de marketing. O marco zero é o planejamento estratégico e na seqüência, o plano de marketing.
Tendo a sustentabilidade como princípio, as seguintes atitudes podem ser implantadas:
- Privilegiar a comunicação virtual;
- Reaproveitar os papéis que circulam pelo escritório (papel sulfite);
- Se possível, trabalhar com papéis recicláveis;
- Trocar os banners de plástico por banners de materiais recicláveis ( tecido, papel );
- Diminuir a quantidade de material gráfico de comunicação;
- Desenvolver novos produtos que causem menos impacto ambiental;
- Produzir materiais de comunicação informando sobre o impacto ambiental causado pelos produtos e embalagens da empresa;
- Criar embalagens e materiais promocionais recicláveis;
- Criar campanhas de conscientização, internas e externas, sobre o uso consciente dos recursos naturais (água, luz, combustíveis) ;
- Criar campanhas, internas e externas, sobre a destinação do lixo ( orgânico, reciclável, não reciclável);
- Incluir nas campanhas publicitárias, nos scripts do call center e no atendimento pós-venda, os lembretes de responsabilidade sócio-ambiental.
Essas e outras atitudes, além de colaborar para a preservação do meio ambiente, poderão trazer economia para a empresa.
Sob a temática do marketing sustentável, há que se mudar também a consciência e as atitudes individuais de todos os colaboradores. O Plano de Marketing deve, não somente envolver todo o quadro de trabalhadores para que hajam de acordo com o planejamento, mas também conscientizar-lhes para que incorporem tais conceitos em sua vida particular. Somente uma empresa que consegue tal envolvimento de sua equipe poderá de fato praticar o marketing sustentável.
Você pode, sua empresa pode, basta dar o primeiro passo. Mãos a obra!

Link Permanente  
Categoria: Administração Comente!

Login
Índice ()
» marketing sustentável...
Recados
Últimos Comentários
Categorias
» Administração (1)
» Artigos (4)
Histórico
» Outubro de 2011 (1)
» Agosto de 2009 (1)
» Maio de 2008 (2)
» Março de 2008 (1)
Administração
Usuário: 
Senha:   
Mudar Senha | Esqueci a Senha
® 2007 Coblog - Desenvolvido por Corinfo Soluções WEB. Todos os direitos reservados