:: coblog Fronte Sul Consultoria & Franchising | Maio de 2008
  Fronte Sul Consultoria & Franchising
Histórico: Maio de 2008    
 
Marketing Sustentável
Por  Glaucia em 27/05/2008, 16:20
 |   | 
| |

Com a evolução tecnológica, empresas e indivíduos se deparam com enorme quantidade de informações viajando a uma velocidade estonteante a desafiar as práticas de envio e recebimento de mensagens e especialmente de captação e assimilação das informações. Nesse contexto, profissionais e indivíduos atentos, podem vislumbrar tanto uma torrente de ameaças quanto um horizonte infindável de oportunidades. As ferramentas do marketing desta era da informação devem seguir rigorosamente a filosofia do marketing empresarial cujos principais objetivos devem passar indubitavelmente pela sustentabilidade. É exatamente nessa questão que se encontram as oportunidades! Atitudes incentivadas por profissionais de diversas áreas e empresas que vêm promovendo reformas sócio-ambientais, indicam o caminho. Caminho que não tem uma única receita e que nem sempre exige investimento, basta atitude! Em termos práticos, o início se dá por atitudes simples que compõem o conjunto de fatores a serem considerados para as tomadas de decisão de marketing. O marco zero é o planejamento estratégico e na seqüência, o plano de marketing.
Tendo a sustentabilidade como princípio, as seguintes atitudes podem ser implantadas:
- Privilegiar a comunicação virtual;
- Reaproveitar os papéis que circulam pelo escritório (papel sulfite);
- Se possível, trabalhar com papéis recicláveis;
- Trocar os banners de plástico por banners de materiais recicláveis ( tecido, papel );
- Diminuir a quantidade de material gráfico de comunicação;
- Desenvolver novos produtos que causem menos impacto ambiental;
- Produzir materiais de comunicação informando sobre o impacto ambiental causado pelos produtos e embalagens da empresa;
- Criar embalagens e materiais promocionais recicláveis;
- Criar campanhas de conscientização, internas e externas, sobre o uso consciente dos recursos naturais (água, luz, combustíveis) ;
- Criar campanhas, internas e externas, sobre a destinação do lixo ( orgânico, reciclável, não reciclável);
- Incluir nas campanhas publicitárias, nos scripts do call center e no atendimento pós-venda, os lembretes de responsabilidade sócio-ambiental.
Essas e outras atitudes, além de colaborar para a preservação do meio ambiente, poderão trazer economia para a empresa.
Sob a temática do marketing sustentável, há que se mudar também a consciência e as atitudes individuais de todos os colaboradores. O Plano de Marketing deve, não somente envolver todo o quadro de trabalhadores para que hajam de acordo com o planejamento, mas também conscientizar-lhes para que incorporem tais conceitos em sua vida particular. Somente uma empresa que consegue tal envolvimento de sua equipe poderá de fato praticar o marketing sustentável.
Você pode, sua empresa pode, basta dar o primeiro passo. Mãos a obra!

Link Permanente  
Categoria: Administração Comente!



Franqueando o meu Negócio
Por  Glaucia em 14/05/2008, 13:48
 |   | 
| |



Inúmeras são as razões que levam o empresário a considerar a hipótese de expandir sua empresa através do franchising, mas certamente a inspiração maior vem das experiências bem sucedidas de empresas globais da área de fast food, postos combustíveis, limpeza, cosméticos, etc.
Graças ao processo de desenvolvimento contínuo, essas grandes franqueadoras, foram, ao longo de décadas, reinventando seus produtos e serviços, aprimorando sua gestão e redefinindo as estratégias de expansão. Transformações de todos os tipos ocorreram para que chegassem hoje aos modelos bem sucedidos de referência empresarial na área de franquias. Certamente o custo do aprendizado foi alto, mas o resultado de longo prazo mostrou que todo o investimento valeu a pena. Suas marcas de tornaram referência, a lucratividade aumentou, os ganhos em escalas produtivas foram excelentes e mais profissionais foram empregados em todo o mundo.
O empresário bem sucedido que almeja expandir seus negócios através da franquia sabe que, tanto quanto às franqueadoras de sucesso, o amadurecimento de sua empresa necessitou de tempo e investimento para que chegasse à estabilidade atual, por isso a necessidade de um planejamento detalhado para continuar o negócio com novos sócios ( os franqueados). Essa mudança de paradigma envolvendo a transmissão do know how para os franqueados exige uma visão mais abrangente do próprio negócio, exige um aumento da capacidade de disseminar informações, exige maior agilidade na tomada de decisões e ainda a adoção de um sistema de controle gerencial capaz de gerar relatórios de desempenho a qualquer momento. Destacamos abaixo as ações a serem adotadas e que são imprescindíveis para que os empresários transformem seus negócios em franquias:

• Fazer um planejamento estratégico direcionado à franquia;
• Disponibilizar recursos financeiros;
• Ter a marca registrada e as patentes dos produtos ou serviços ( quando cabíveis);
• Formatar a franquia ( COF, Manuais, Normas e Procedimentos);
• Prever equipes de gestão e operacional com organograma específico para franquia e equipe terceirizada para atividades
que não serão desempenhadas pelas equipes internas ( consultorias jurídica, contábil, franquia, marketing, comunicação)
• Capacitar às equipes;
• Criar sistemas de controles;
• Criar um plano de expansão;
• Implantar e monitorar uma unidade piloto;
• Repassar o know how para as unidades franqueadas.

O tempo estimado para a formatação de uma franquia varia entre 4 e 6 meses dependendo da complexidade do negócio. Estima-se ainda que a unidade piloto deva ser testada no mínimo por 6 meses antes que seja repassado o know how para toda a rede.



Link Permanente  
Categoria: Artigos Comentários (1)

Login
Índice ()
» marketing sustentável...
» franqueando o meu negócio...
Recados
Últimos Comentários
Categorias
» Administração (1)
» Artigos (4)
Histórico
» Outubro de 2011 (1)
» Agosto de 2009 (1)
» Maio de 2008 (2)
» Março de 2008 (1)
Administração
Usuário: 
Senha:   
Mudar Senha | Esqueci a Senha
® 2007 Coblog - Desenvolvido por Corinfo Soluções WEB. Todos os direitos reservados