:: coblog Fronte Sul Consultoria & Franchising | A Filosofia Estratégica de Marketing
  Fronte Sul Consultoria & Franchising
Link Permanente    
 
A Filosofia Estratégica de Marketing
Por  Fronte Sul em 12/03/2008, 14:56
 |   | 
| |
       

A terceira onda preconizada brilhantemente por Alvin Tofler, que se traduz pela revolução da informação, não poderia expor de modo mais evidente o compromisso transformador de cada ser humano no processo evolutivo das nações e do próprio planeta. O que, na época da “ Segunda Onda ” ( revolução industrial) era papel dos grandes industriais, propulsores da prosperidade através das fábricas , hoje é papel de cada cidadão, pois a era do conhecimento é para todos os que querem exercitar suas mentes e colocá-las a serviço da humanidade. Nesse sentido, todo e qualquer serviço prestado deve se pautar nessas premissas. O marketing operacional nascido oficialmente no berço da revolução industrial e que tinha o papel essencial de vender mais, passa agora a ser uma filosofia estratégica, onde, não só o aumento de faturamento interessa. O marketing da “ Era do Conhecimento ” exige cautela e mais do que nunca, pesquisa qualitativa. Ainda que lentamente, os consumidores começam a agir em prol das questões ecologicamente corretas e passam a ter uma visão mais completa do universo mercadológico e de seu impacto para as gerações futuras. Além disso, os hábitos de consumo, não necessariamente focados às questões ecológicas, passam a ser mais criteriosos, em todos os sentidos. Está mais difícil a compra por impulso. Ela ainda existe, mas é mais criteriosa. O consumidor se informa previamente ( e a Internet está aí para isso ! ). Não é raro, o paciente ir ao médico informado sobre o diagnóstico de seu quadro clínico e as diversas opções de tratamento. Da mesma forma se dá na oficina mecânica ou no dentista. O que antes era inimaginável, agora é fato.

É esse consumidor que as empresas devem conhecer.

Por outro lado, abrem-se oportunidades de negócios junto a públicos antes excluídos. O melhor exemplo veio da Índia com o economista Sr. Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz de 2006, que defende a idéia de que o acesso ao crédito deveria ser um direito universal do ser humano. Ele criou um banco para fazer pequenos empréstimos aos povos pobres da Índia. Com esses “micro-créditos” as pessoas saíram das estatísticas da miséria e se tornaram pequenos empresários. O Grameen Bank tem hoje mais de 8 milhões de clientes e o índice de inadimplência é menor que 2%.

A filosofia do marketing desta “ Nova Civilização” é mais democrático porque pode ser praticado por todos os tipos de empresas, das menores às maiores. As menores têm a vantagem de agir mais rapidamente diante de novas posturas de consumo e as maiores, costumam ter mais recursos financeiros para agir de forma mais abrangente. A filosofia estratégica de marketing desde que bem praticada, passa a ser um elo forte de integração empresarial que impulsiona a economia e promove transformações de prosperidade para empresas e nações no mundo todo. ( Gláucia de Salles Ferro)

Categoria: Artigos

 Altair    19/03/2008,09:40
Olá Gláucia!

 Aline    18/03/2008,16:56
Parabéns pelo novo site e blog corporativo!

 Nome:  E-mail: 
Verificação:
não entendi
Comentário: 0 caracteres digitados de 256 
Login
Recados
Últimos Comentários
Categorias
» Administração (1)
» Artigos (4)
Histórico
» Outubro de 2011 (1)
» Agosto de 2009 (1)
» Maio de 2008 (2)
» Março de 2008 (1)
Administração
Usuário: 
Senha:   
Mudar Senha | Esqueci a Senha
® 2007 Coblog - Desenvolvido por Corinfo Soluções WEB. Todos os direitos reservados