:: coblog Fronte Sul Consultoria & Franchising | Franqueando o meu Negócio
  Fronte Sul Consultoria & Franchising
Link Permanente    
 
Franqueando o meu Negócio
Por  Glaucia em 14/05/2008, 13:48
 |   | 
| |
       



Inúmeras são as razões que levam o empresário a considerar a hipótese de expandir sua empresa através do franchising, mas certamente a inspiração maior vem das experiências bem sucedidas de empresas globais da área de fast food, postos combustíveis, limpeza, cosméticos, etc.
Graças ao processo de desenvolvimento contínuo, essas grandes franqueadoras, foram, ao longo de décadas, reinventando seus produtos e serviços, aprimorando sua gestão e redefinindo as estratégias de expansão. Transformações de todos os tipos ocorreram para que chegassem hoje aos modelos bem sucedidos de referência empresarial na área de franquias. Certamente o custo do aprendizado foi alto, mas o resultado de longo prazo mostrou que todo o investimento valeu a pena. Suas marcas de tornaram referência, a lucratividade aumentou, os ganhos em escalas produtivas foram excelentes e mais profissionais foram empregados em todo o mundo.
O empresário bem sucedido que almeja expandir seus negócios através da franquia sabe que, tanto quanto às franqueadoras de sucesso, o amadurecimento de sua empresa necessitou de tempo e investimento para que chegasse à estabilidade atual, por isso a necessidade de um planejamento detalhado para continuar o negócio com novos sócios ( os franqueados). Essa mudança de paradigma envolvendo a transmissão do know how para os franqueados exige uma visão mais abrangente do próprio negócio, exige um aumento da capacidade de disseminar informações, exige maior agilidade na tomada de decisões e ainda a adoção de um sistema de controle gerencial capaz de gerar relatórios de desempenho a qualquer momento. Destacamos abaixo as ações a serem adotadas e que são imprescindíveis para que os empresários transformem seus negócios em franquias:

• Fazer um planejamento estratégico direcionado à franquia;
• Disponibilizar recursos financeiros;
• Ter a marca registrada e as patentes dos produtos ou serviços ( quando cabíveis);
• Formatar a franquia ( COF, Manuais, Normas e Procedimentos);
• Prever equipes de gestão e operacional com organograma específico para franquia e equipe terceirizada para atividades
que não serão desempenhadas pelas equipes internas ( consultorias jurídica, contábil, franquia, marketing, comunicação)
• Capacitar às equipes;
• Criar sistemas de controles;
• Criar um plano de expansão;
• Implantar e monitorar uma unidade piloto;
• Repassar o know how para as unidades franqueadas.

O tempo estimado para a formatação de uma franquia varia entre 4 e 6 meses dependendo da complexidade do negócio. Estima-se ainda que a unidade piloto deva ser testada no mínimo por 6 meses antes que seja repassado o know how para toda a rede.



Categoria: Artigos

 Ricardo - Jornal Sexta-Feira Franchising    20/05/2008,15:36
Oi Glaucia , meus parabéns pela empresa, o site está ótimo , mas gostaria de compartilhar com você um grande passo da franquia do jornal,toda formatação é fruto da sua competência , fechamos contrato c/ as duas primeiras unidades Indaiatuba e Osasco/SP.

 Nome:  E-mail: 
Verificação:
não entendi
Comentário: 0 caracteres digitados de 256 
Login
Recados
Últimos Comentários
Categorias
» Administração (1)
» Artigos (4)
Histórico
» Outubro de 2011 (1)
» Agosto de 2009 (1)
» Maio de 2008 (2)
» Março de 2008 (1)
Administração
Usuário: 
Senha:   
Mudar Senha | Esqueci a Senha
® 2007 Coblog - Desenvolvido por Corinfo Soluções WEB. Todos os direitos reservados